Translate

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Tudo sobre o cigarro e como parar de fumar

Ele apareceu muito em filmes, grandes produções do cinema, é venerado em todas as rodas sociais e durante muito tempo, foi significado de status e glamour.  Infelizmente não estamos falando de um carro ou de alguém, mas sim do velho e malvado cigarro. Ele é um dos produtos mais vendidos no mundo, tem um mercado garantido e crescente, com adeptos fiéis e uma legião de fãs ao redor do globo. O triste é que todos esses ‘clientes’ têm como resultado de tanta dedicação uma única certeza: estão abreviando a vida e correndo de braços abertos para a morte rápida.

A contradição ronda o tema e o produto. Nossa sociedade luta contra drogas potentes e ilícitas, que levam milhões de infelizes ao vício e consequentemente, ao crime, mas conseguimos comprar facilmente um (ou vários) maços de cigarro legalmente, que quando usados como se manda, causam tanto vício quanto as drogas ilícitas e na grande maioria das vezes, os leva à morte dolorosa e certa.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos é categórico ao afirmar que, a cada minuto ‘investido’ fumando, perde-se igualmente um minuto de vida. “O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”, afirmam os pesquisadores do tema. 

Quem não fuma também paga a conta

O termo ‘fogo amigo’ nunca foi usado para se referir ao cigarro, mas deveria. Ao acender um cigarro, quem fuma está matando não só a sí próprio, como seus aliados, pessoas que estão ao seu redor, o chamado fumante passivo. Estudos comprovaram que a fumaça em ambientes fechados provoca o câncer do tipo A, o mais perigoso de todos!

Crianças que vivem com fumantes

A inalação de fumaça de cigarro por crianças provoca bronquite e pneumonia, ajudando ainda a agravar os sintomas da asma.

Veja uma pequena lista sobre os males causados pelo fumo:

  • Câncer de Pulmão: 
    87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.
  • Doenças Cardíacas:
    os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas
  • Câncer de Mama: 
    as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.
  • Deficiências Auditivas:
    os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.
  • Complicações da Diabetes:
    os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.
  • Câncer de Cólon:
    dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.
  • Asma:
    a fumaça pode piorar a asma em crianças
  • Predisposição ao Fumo:
    as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.
  • Leucemia:
    suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.
  • Contusões em Atividades Físicas:
    segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrer contusões em atividades físicas.
  • Memória:
    doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.
  • Depressão:
    psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia. 
  • Suicídio: 
    um estudo feito entre enfermeiras mostrou que a probabilidade de cometer suicídio era duas vezes maior entre as enfermeiras que fumavam. 

  • Outros perigos a acrescentar à lista:
  • câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.

Em 2014 a fabricante de cigarros RJ Reynolds Tobacco Company foi condenada a pagar cerca de R$ 53 bilhões em indenização para a viúva de um fumante que morreu de câncer de pulmão. A multinacional Philip Morris eventualmente também sofre vários processos por diversos motivos, todos relacionados ao mal causado pelo fumo ou por propagandas indevidas.

Como parar de fumar?

Apesar de todo o quadro pavoroso apresentado acima, saiba que muitos conseguem deixar tudo isso para trás.  As principais dicas são: saiba o que você encontrará pela frente ao decidir viver mais e melhor ao largar o cigarro.  A pessoa sofrerá com a abstinência, dores de cabeça, fome, insônia, uma vontade imensa de fumar (resita aos primeiros cinco minutos, ela vai passar), dificuldade de concentração entre outros sintomas ruins. Resista! Isso tenderá a sumir aos poucos, enquanto você transforma a sua rotina e retoma a vida de qualidade. Comece agora e boa sorte!

Fonte: Areaseg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou?