O sono é reparador e merece toda a nossa atenção. Conseguir manter o corpo em descanso por pelo menos 8 horas seguidas é fundamental para que a saúde mantenha-se perfeita. Claro que com a correria do dia-a-dia isso torna-se bem difícil, mas é preciso ter meta. Como ter uma noite de sono tranquila?
Só para fazer um importante comparativo, o sono é tão importante que pode ter sido o causador da recente morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo. Investigações preliminares indicam que seu motorista teria dormido ao volante, o que poderia ter ocasionado a capotagem do veículo em que viajava com a namorada. Para evitar episódios como esse, fique atento aos seguintes itens:
- Evite ingerir álcool pelo menos quatro horas antes de ir dormir. O mesmo com café, chás e chocolates, ou seja, alimentos que contehnam cafeína, um estimulante que pode atrapalhar o sono.
- O corpo precisa de hábito e rotina, sendo assim, procure ir dormir sempre no mesmo horário. O metabolismo não lida bem com oscilações no horário do sono, por isso, manter a rotina, inclusive nos finais de semana se possível, faz muito bem para uma boa qualidade do sono.
- Verifique bem a temperatura do local onde você vai dormir. Durante o sono a temperatura corporal diminui, por isso, busque uma temperatura agradável, que não ocasione o despertar no meio da noite.
- Alimente-se pelo menos três horas antes de ir para a cama, para que a digestão seja feita antes de ir dormir. Prefira alimentos leves, que sejam fáceis de ser digeridos. O metabolismo desacelera durante o sono, causando maior lentidão para serem consumidos pelo organismo.
- Caso você deite e não consiga pegar no sono em 30 minutos, nãol permaneça na cama. Levante-se e procure realizar algo que o deixe relaxado, como ler, ouvir música, cuidar de plantas ou algo que goste. Isso ajuda na vinda do sono.
- E por último, se for viajar, dê preferencia sempre por faze-lo durante o dia e logo após uma noite inteira de sono. A noite é traiçoeira e durante o dia a visibilidade é muito melhor, evitando possíveis acidentes. Viva com segurança!
Fonte: Drauzio Varella
Foto: Morguefile
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou?